'/> ·ï¡÷¡ï· V I D A Humana·ï¡÷¡ï·: Alimentação natural.

abril 04, 2012

Alimentação natural.

É um tema atual e importante, não apenas por ser diretamente relacionado à manutenção e preservação da vida humana, mas por nos possibilitar enxergar que a vida humana é extremamente relacionada a tudo que existe no planeta. Já sabemos que aquilo que nos alimenta, por sua vez, consome recursos para seu próprio desenvolvimento.

A escala industrial de certos processos produtivos (um dos efeitos do crescimento populacional) exige do planeta mais do que retribui.

Foi nesse cenário que surgiram grupos naturalistas. A intenção não é simplesmente ter o corpo saudável e mente sã, é também conseguir alimento de forma saudável e manter saudável nossa morada.

Sendo assim, “alimentação natural” não seria apenas uma bandeira de grupos similares a “veganos” e “vegetarianos”, mas uma das facetas de reação ao poder da indústria alimentícia.

Ocorre que, com isso, aconteceu algo não bem percebido, mesmo por aqueles que tentam alterar seus hábitos alimentares.

Vamos refletir sobre o consumo de soja (espécie de pérola por sua versatilidade) e o consumo de leite de vaca, por exemplo, bem como sobre a dificuldade para encontrarmos um alimento, realmente, “natural”.

Existe um documentário chamado “O mundo segundo a Monsanto”. Nele temos demonstrada a utilização do hormônio do crescimento bovino. Trata-se de um hormônio transgênico injetado nas vacas que aumenta a produção de leite em cerca de 20% chamado POSILAC. Entre seus efeitos ele provoca uma infecção nas glândulas mamárias e problemas de reprodução (aliás, problemas de reprodução também são denunciados em outro documentário chamado “Patente, até onde”), obviamente os antibióticos que os animais ingerem são repassados para o leite. Sobre este ponto, após assistir os dois documentários, chega a ser engraçado ler no site da Monsanto o artigo “Consumer Reports Denuncia Erros em Rótulos de Leite", principalmente o modo como a Monsanto fecha o artigo. “Não se pode permitir que ferramentas de marketing enganem os consumidores”.

http://www.monsanto.com.br/institucional/para_sua_informacao/consumer_reports_denucia_erros.asp

Ainda que consideremos o desuso do POSILAC, sabemos que existe uma infinidade de antibióticos que de qualquer modo vão modificar a composição natural do leite e aqui ocorre aquilo que acima mencionei não ser bem reconhecido, a dificuldade para encontrar um alimento, realmente, “natural”.

Em contraposição ao leite de vaca industrializado, surge a opção do leite de soja. No site abaixo é feita a venda de uma garrafa que faz leite de soja.

http://www.guiavegano.com.br/vegan/index.php?option=com_virtuemart&category_id=11&flypage=flypage.pbv.v1.tpl&manufacturer_id=3&page=shop.product_details&product_id=130&Itemid=239&vmcchk=1&Itemid=239

No entanto, se voltarmos aos documentários que mencionei acima, veremos que a maior parte das sementes (inclusive de soja) já foram alteradas, em geral para suportar maiores quantidades de herbicidas. Ou seja, ainda que se busque ingerir leite de soja, se consome um produto poluído.

Para visualizar melhor a questão, deixo as palavras abaixo.

.
"A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), considerando o potencial aumento de resíduos do herbicida na soja, determinou o aumento de 50 vezes no LMR (limite máximo residual) do glifosato na soja transgênica, de 0,2 mg/kg para 10 mg/kg. Assim, a Anvisa demonstra que os argumentos da Monsanto anunciando uma diminuição do uso de herbicida com o advento da soja transgênica não são verificáveis na realidade, o que já estava previsto com a expansão da indústria de Roundup no Brasil. Afinal, se houvesse uma diminuição na aplicação de herbicida com a introdução da soja transgênica, como isso seria compatível com os interesses de expansão das vendas do produto? Por que expandir sua fabricação? E por que aumentar o limite máximo residual do produto na soja comercializada?

.
Ao aumentar o limite máximo residual, a Anvisa está autorizando, também, mesmo que de forma indireta, o aumento de resíduos dos demais ingredientes da composição do Roundup, mais tóxicos ao ser humano que o glifosato. Os consumidores de produtos à base de soja ou derivados de animais alimentados com soja transgênica têm uma razão concreta para se preocupar, independente da existência ou não de prejuízos à saúde ocasionados pela modificação genética. Estudos nesse sentido poderiam, inclusive, barrar as exportações de soja transgênica"..

- http://www.espacoacademico.com.br/051/51andrioli.htm

Veja também.

Patente, até onde? (documentário)

- http://www.youtube.com/playlist?list=PL6EC5CC38CC136CBE&feature=viewall

O Mundo segundo a Monsanto. (documentário)

- http://www.youtube.com/playlist?list=PL068B2290F0288224&feature=edit_ok

Terráqueos. (tópico)

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=626376&tid=5541854756539978989&na=4&npn=1&nid=626376-5541854756539978989-5665829971330815844

O veneno está na mesa. (documentário)

1 – http://www.youtube.com/watch?v=8RVAgD44AGg

2 – http://www.youtube.com/watch?v=g5TGnFBSt6I

3 – http://www.youtube.com/watch?v=r7-bvCyRcbk

Nenhum comentário: