'/> ·ï¡÷¡ï· V I D A Humana·ï¡÷¡ï·: Imigrantes haitianos no Brasil.

maio 31, 2015

Imigrantes haitianos no Brasil.



Eu já pensava em escrever algumas linhas sobre a vinda dos imigrantes do Acre, no entanto, a pouco encontrei o texto de uma amiga que fala tão claramente sobre a questão, que vou simplesmente compartilhar o texto dela por aqui. O único acréscimo que faço é o de chamar também a atenção para a questão da contribuição dos estados vs o retorno em investimentos.

O Acre é o estado que menos produz e o que mais recebe De 2002 a 2013 o o Acre recebeu 121,7 bilhões em investimentos da União, tendo contribuído com apenas 2,7 bilhões.

É visível que a política de investimentos federais é, no mínimo, estranha. Seria muito mais sensato investir em áreas que contribuíssem diretamente para o crescimento nacional, mas não é o que ocorre. Vejam o gráfico no link que indiquei. Nele fica claro que o retorno dos investimentos segue a lógica do "quem menos produz, recebe mais", um efeito direto da ideia de que "quem produz mais não precisa de ajuda"... E afinal de contas, o que o Acre tem que justifique receber tanto? Se fosse o Amazonas a gente até poderia acreditar que fosse por conta da floresta, mas o Acre... O Acre não tem nada!

O Acre tem apenas duas finalidades. Servir como porta de entrada de estrangeiros e ser uma gigantesca esponja de recursos federais, sem conseguir produzir sequer oportunidades de trabalhos para os imigrantes que recebe.

Allan Roberto Regis.


Abaixo o texto. 

POR QUE A CHEGADA DE MIGRANTES HAITIANOS E SENEGALESES, ENVIADOS PELO GOVERNO PETISTA DO ACRE PARA O SUL DO PAÍS, É MOTIVO DE DISCÓRDIA?????

Não devemos nos desviar do foco principal que é a manipulação política e ideológica por parte daqueles que estão no poder do Brasil há 12 anos. Seu objetivo único e final é a manutenção deste poder ao custo do subjugo da sociedade civil, a qual eles chamam "povo", uma denominação genérica e híbrida, que em sua gene tira qualquer sentimento de Pátria ou Nação democraticamente organizada, dando lugar a uma "comuna" (comunidade) submetida e doutrinada nos princípios de seus desejos pessoais e partidaristas!!!! Para isso, não hesitam em dividir e minar a sociedade civil em proveito próprio.

Acusar quem discorda da vinda dos haitianos e senegaleses de "não ter compaixão" é um exagero proposital!!! É simplesmente passar a culpa para os outros, acusando-os de "politicamente incorretos" ou "direita sem sentimentos", ardis pranfletário e oportunista!! !!!

Da mesma forma, incorre em erro aqueles quem defendem, sem restrições, o envio de migrantes haitianos e senegaleses para o sul do país, "mais rico"... O Governo Federal sem um planejamento e estrutura adequada, em uma clara "ação política", passa o ônus da "missão solidária" aos governos estaduais e não por mera coincidência, cujos governos são sua oposição (São Paulo, Paraná, Espírito Santo e agora Santa Catarina)!!!
Quem já viu "políticos de plantão" serem meramente solidários, a menos que seja com o dinheiro e o trabalho dos outros?????!!!!!

O Governo Petista tem sistematicamente alimentado cisões, para disso tirar partido!!! Temos caído em armadilhas ardilosas e provocadoras de um ideário tosco, um arremedo de "falsa solidariedade", uma vez que se aproveita das mazelas para enfraquecer seus opositores em todas as gamas dos extratos sociais e políticos, desde o quesito moral, até o material!!

Esta inconsequência do Governo Federal em nunca assumir suas responsabilidades, passa-las adiante e sobretudo para seus desafetos políticos, transformou a população brasileira em "expert" no quesito banalização da: violência; dos "maus feitos" e desmandos governamentais; desestruturação social, a partir do confronto desmedido dos valores que permeiam uma comunidade Democrática; e um grau alarmante de desapego ao Estado Democrático de Direito e suas leis fundamentais!!!!

Somos um celeiro de desunião e incompreensão, o que facilita o florescimento de lideres pretensiosos que usam o paternalismo e a mentira, a "fala" enganadora, para esconder suas personalidades frágeis narcisistas, arrogantes e revanchistas... O que amealhamos é a incredulidade, a desesperança quando nos chocamos com a verdade, que eles teimam em esconder e muitos de nós fingem acreditar!!!!

Lastimável é a raiz do problema que remonta a uma política externa desastrosa. O Brasil esteve no Haiti com tropas de "paz" desde o terremoto em 2010, mas sua atuação foi pífia, além de uma política meramente de marketing e oportunista que Lula implementou na África, para se auto promover e fazer negócios, no mínimo duvidosos, que seguem sob sigilo, com ditaduras sanguinolentas!! Associa-se a isto, uma postura de governar autoritária, por inúmeros "decretos" que beneficiam de forma unilateral e por vezes inconstitucional, a entrada destes migrantes no país!!

É preciso maturidade política, sem interesses escusos, com respeito às questões legais e humanitárias. Finalmente, sem prejuízo à sociedade brasileira, que por sua vez pode atuar de maneira solidária e inclusiva, prestando um serviço cooperativo para aqueles que ingenuamente são cooptados em meio ao desespero de suas existências!!!

Que a sociedade brasileira possa, proximamente, participar de maneira efetiva das decisões governamentais tomadas em seu nome, que por hora, acontecem à sua revelia!!!!

Nenhum comentário: