'/> ·ï¡÷¡ï· V I D A Humana·ï¡÷¡ï·: Paradoxos

abril 26, 2011

Paradoxos

PARADOXOSosoft Office PowerPoint
 
Não importa muito por qual teoria se tente explicar a origem dos primeiros grupos humanos, pois daquele longínquo momento até hoje, grandes progressos aconteceram, e isso, é muito positivo!

O incrível desenvolvimento tecnológico nos mostra claramente que a humanidade detém as condições materiais necessárias capazes de melhorar as condições, também materiais, de todos nós. O problema, assim me parece, é que o desenvolvimento intelectual aliado ao avanço tecnológico  por vezes incentiva algumas pessoas a se fecharem em um mundo de miséria moral, em que elas nada mais querem do que o sucesso no ambiente terreno. A qualquer custo!

Construímos auto-estradas amplas, mas não ampliamos o nosso ponto de vista. Gastamos muito, consumimos mais e desfrutamos menos, porque nada nos satisfaz. Temos casas maiores e famílias menores; mais ocupações e menos tempo para dedicar aos afetos.

Buscamos o conhecimento e nos permitimos um fraco poder de julgamento. A medicina está mais avançada mas não conseguimos manter a saúde desejada. Bebe-se demais, fuma-se demais, gasta-se de forma perdulária e não se conquista a alegria verdadeira. Dirigimos rápido demais e nos irritamos com facilidade.

Raramente lemos um livro. Ficamos muito tempo diante da tv e dificilmente oramos. Multiplicamos as posses mas, diminuímos nossos valores. Falamos demais, amamos menos e odiamos com muita freqüência. Aprendemos como ganhar a vida mas não sabemos aproveitá-la bem.

Adicionamos anos à extensão de nossas vidas mas não vida à extensão de nossos anos. Já fomos à lua e dela voltamos, mas temos dificuldade em atravessar a rua para encontrar com nosso vizinho. Conquistamos o espaço exterior, mas desconhecemos a nossa intimidade.

Fazemos coisas em quantidade, e poucas vezes nos importamos com a qualidade. Limpamos o ar, mas poluímos a alma. Dividimos o átomo, mas não nossos preconceitos. Salvamos o mico-leão e abortamos nossas crianças.

Falamos muito, reclamamos em demasia, mas poucas vezes prestamos atenção nas próprias palavras e, raramente ouvimos nosso próximo.

São tempos em que planejamos mais, e realizamos menos.
 
Aprendemos a correr contra o tempo, mas não a esperar com paciência. Temos tido excessivo cuidado com as coisas exteriores, perdemos a lembrança do que seria moral. Temos ajuntado bens materiais, mas não logramos construir a paz íntima. Possuímos computadores que nos permitem viajar pela aldeia global em poucos minutos, mas diminuímos a comunicação com as pessoas que nos cercam.

Temos nos permitido múltiplos relacionamentos, mas não nos preocupamos em cultivar afetos verdadeiros. Estes são tempos em que se almeja a paz mundial, mas não se envidam esforços para acabar com a guerra nos lares.

São dias de duas fontes de renda familiar, e de mais divórcios; de residências mais belas, e lares destruídos.

Enfim, estes são tempos de alta tecnologia que me permitem levar estas palavras até você e que lhe dão total liberdade de escolha entre refletir sobre elas, ou simplesmente ignorar.

A tecnologia é prova irrecusável da capacidade do ser humano. Por essa razão, já temos provas de nosso imenso poder intelectual. Entretanto, nos resta ainda compreender a realidade de nossa capacidade de sermos co-criadores no universo, bem como também, da responsabilidade ligada a tal capacidade, quem sabe assim consigamos, de uma vez por todas, viver em harmonia neste mundo.
 
Anônimo.

Nenhum comentário: