'/> ·ï¡÷¡ï· V I D A Humana·ï¡÷¡ï·: Saudade...

janeiro 04, 2006

Saudade...


Cedo ou tarde chega o momento na vida em que sentimos saudade de nossa própria inocência. Saudade da simplicidade das coisas de tempos atrás.  Saudade da naturalidade de nossos sentimentos, que gotejavam sem malícia ou premeditação de nosso íntimo. Como era facil viver um dia de cada vez, cada hora a seu tempo.
No entanto, crescemos,  e se antes havia uma relativa “facilidade”,  como adultos tudo ficou mais difícil. Agora existe uma clara exigência pairando sobre nós, é a responsabilidade!  Quando criança era tão fácil desculpar, “passar por cima” e seguir adiante sem se sentir humilhado, muito pelo contrário, havia alegria por ainda ter com quem brincar.  Correr e sorrir com plena satisfação! Não queríamos ser “politicamente corretos” nem ter diplomacia nas ações…

E também existe a saudade da pureza do primeiro amor, daquele enlevo maravilhoso! Daquele calor e força que acalentam a alma e fortificam o espírito. Aqui é importante dizer que essa saudade não tem a ver com a pessoa propriamente com a qual se estava enamorado, mas com aquilo que no momento cada um de nós pode sentir em si próprio.
 
Empenhar-se por seguir o caminho à Luz nos coloca diante de nós mesmos, não há como fugir daquilo que realmente somos! A luta é dura e machuca muito, porém, ao lembrar daquelas boas coisas da infância não falta motivação para melhorar no hoje, no agora, afinal de contas, cada um confirma em si mesmo a possibilidade do melhor!

Allan Roberto Régis.

Nenhum comentário: