'/> ·ï¡÷¡ï· V I D A Humana·ï¡÷¡ï·: Foro de São Paulo–Porto de Mariel em Cuba. Parte 1.

fevereiro 02, 2014

Foro de São Paulo–Porto de Mariel em Cuba. Parte 1.

Por mais que se queira calar e através deste silêncio evitar mal entendidos, vez por outra, dado o volume de notícias, faz bem, além de refletir sobre o que se ouve e lê, se posicionar a respeito. 

A construção do Porto de Mariel é realmente um fato que, mesmo considerado isolado e enfeitado com lantejoulas, enoja! Exemplifica bem o descaso dos governantes para com o povo. No entanto, não considero que seja possível realmente compreender o todo por partes isoladas. É preciso encadear alguns acontecimentos para que, aos poucos e gradualmente, a visão fique desembaraçada e possa, quem sabe, nos permitir enxergar a realidade!

Neste post, sucintamente reúno algumas informações sobre o “programa mais médicos”, o “Foro de São Paulo” e, ao final, algumas mais sobre o “Porto de Mariel”.  É obvio que a situação é mais complexa do que aquilo que por aqui se expressa, tudo isto serve apenas como indicativos de busca para quem se interessar.

A construção do Porto de Mariel custou perto de 1 bilhão de reais financiados pelo BNDES... e ficou a cargo da Odebrecht e uma "parceira" cubana. Não encontrei reportagem indicando se a Odebrecht venceu alguma licitação ou foi convidada a participar do empreendimento. Aliás, a Odebrecht é também a responsável por aquela arena que será praticamente doada ao Corinthians cujo custo já ultrapassou 1 bilhão de reais...

As palavras de Dilma na inauguração são "tocantes": "Um sentimento de amizade aproxima nossa sociedade. O Brasil acredita e aposta no potencial humano e econômico de Cuba".  Esse tal sentimento de amizade já havia sido expresso pela importação de médicos cubanos, mera consequência de um acordo realizado a mais de 2 anos e admitido pela própria cúpula do PT. Leia um pouco mais nos links abaixo.

Há até quem diga que os críticos a participação brasileira nas obras do porto, ao enfatizarem que os investimentos em Cuba são devidos a um alinhamento ideológico com Havana, erram, pois "cada projeto é um projeto", e não investir em um porto em Cuba não significa investir em obras no Brasil (grifo meu).

Pois é… Aqui cabe exercitar a imaginação, ao menos um pouquinho… Será que, talvez, investir aqueles quase 1 bilhão de reais de forma “concentrada” na formação de médicos tupiniquins seria mais útil para o Brasil a curto, médio e longo prazo? Colocados lado a lado, benefícios e “malefícios”, os advindos da construção do porto e aqueles do investimento em médicos por aqui, o que seria melhor? Pergunto, melhor para o Brasil e não para Cuba… Mas a questão do "cada projeto é um projeto" tem sentido, e ela reflete sim um alinhamento ideológico claramente desmonstrado através do grande projeto chamado Foro de São Paulo. Leia um pouco mais nos links abaixo.

Uma das reportagens sobre o porto, trás no final uma consideração curiosa; "Este porto simboliza a porta da reforma do socialismo que vem sendo anunciado pelo Presidente Raul Castro. É um passo importante para a esperada abertura do mercado. É o que ele chama de atualização do modelo econômico".

Ele fala de "atualização" pois o socialismo tanto no modelo russo quanto no alemão, objetiva controlar os meios de produção em prol de uma economia planificada, abolindo a interferência do mercado. No entanto, o cálculo de preço é feito através do mercado. Se o governo abole a economia de mercado fica sem base para precificar os produtos, portanto, sem economia planificada. A saída para contornar tal problema e "atualiza-lo" é copiar o modelo chinês, onde uma forte pressão política é aplicada. Tal modelo controla grupos econômicos e partidos, sendo nada mais que um capitalismo travestido.

Abaixo, mais alguns links, agora, sobre a construção do Porto de Mariel.

 

 

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