'/> ·ï¡÷¡ï· V I D A Humana·ï¡÷¡ï·: Com quem se pode contar.

fevereiro 18, 2014

Com quem se pode contar.

contar

SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer: "EU TE RESPEITO, EU TE VALORIZO, VOCÊ É IMPORTANTE PRA MIM". Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA,que é: "ENTÃO, EU EXISTO PRA VOCÊ".

Com quem se pode contar em um momento de dificuldade? Quem será, dentre os muitos “conhecidos”, aquele que estenderá a mão em apoio? Quem terá uma palavra amiga, um abraço, um sorriso, ou ao menos seja capaz de ter um sentimento sincero de que o melhor aconteça? Quem irá, de alguma forma, tentar ajudar?

O apoio ao outro, motivado pelo interesse de que “esse” outro não ceda ao desânimo, para que ele consiga enxergar nos acontecimentos lições e crescer com elas, é algo  que considero admirável.

A pouco recebi uma mensagem que trás um costume atribuído a certa tribo africana. Tal tribo procura, através do apoio efetivo, fortalecer o indivíduo que, por algum motivo, “deslizou”, por assim dizer. Em busca na internet encontrei a mensagem como fazendo parte de um ensinamento chamado de “Tolba Phanem” (A canção dos homens).

Bom, deixo apenas o trecho de que falei, para que cada um reflita no que considerar melhor. No link ao final é possível ver outros trechos do ensinamento.

“Nesta tribo da África há outra ocasião na qual os homens cantam a canção.  Se em algum momento da vida a pessoa comete um crime ou um ato social aberrante, o levam até o centro do povoado e a gente da  comunidade forma um círculo ao seu redor. Então lhe cantam a sua canção".

"A tribo reconhece que a correção para as condutas antissociais não é o castigo; é o amor e a lembrança de sua verdadeira identidade. Quando reconhecemos nossa própria canção já não temos desejos nem necessidade de prejudicar ninguém”.

Universidade Metodista de São Paulo.

- http://www.metodista.br/pastoral/reflexoes-da-pastoral/a-cancao-dos-homens

Allan Roberto Régis.

Nenhum comentário: