SAWABONA, é um cumprimento usado na África do Sul e quer dizer: "EU TE RESPEITO, EU TE VALORIZO, VOCÊ É IMPORTANTE PRA MIM". Em resposta as pessoas dizem SHIKOBA,que é: "ENTÃO, EU EXISTO PRA VOCÊ".
Com quem se pode contar em um momento de dificuldade? Quem será, dentre os muitos “conhecidos”, aquele que estenderá a mão em apoio? Quem terá uma palavra amiga, um abraço, um sorriso, ou ao menos seja capaz de ter um sentimento sincero de que o melhor aconteça? Quem irá, de alguma forma, tentar ajudar?
O apoio ao outro, motivado pelo interesse de que “esse” outro não ceda ao desânimo, para que ele consiga enxergar nos acontecimentos lições e crescer com elas, é algo que considero admirável.
A pouco recebi uma mensagem que trás um costume atribuído a certa tribo africana. Tal tribo procura, através do apoio efetivo, fortalecer o indivíduo que, por algum motivo, “deslizou”, por assim dizer. Em busca na internet encontrei a mensagem como fazendo parte de um ensinamento chamado de “Tolba Phanem” (A canção dos homens).
Bom, deixo apenas o trecho de que falei, para que cada um reflita no que considerar melhor. No link ao final é possível ver outros trechos do ensinamento.
“Nesta tribo da África há outra ocasião na qual os homens cantam a canção. Se em algum momento da vida a pessoa comete um crime ou um ato social aberrante, o levam até o centro do povoado e a gente da comunidade forma um círculo ao seu redor. Então lhe cantam a sua canção".
"A tribo reconhece que a correção para as condutas antissociais não é o castigo; é o amor e a lembrança de sua verdadeira identidade. Quando reconhecemos nossa própria canção já não temos desejos nem necessidade de prejudicar ninguém”.
Universidade Metodista de São Paulo.
- http://www.metodista.br/pastoral/reflexoes-da-pastoral/a-cancao-dos-homens
Allan Roberto Régis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário