'/> ·ï¡÷¡ï· V I D A Humana·ï¡÷¡ï·: E a terceirização?

abril 29, 2015

E a terceirização?

Vaca

Se deveria perguntar onde estavam os que levantam a bandeira em defesa dos benefícios e direitos trabalhistas quando funcionários da Petrobras foram prejudicados com seus fundos de pensão? Ou onde estão quando agora o governo pretende utilizar o dinheiro do FGTS para socorrer o BNDES?  Talvel você não saiba, mas a Petrobras é uma Estatel que curiosamente tem pouco mais de 86 mil funcionários diretos e cerca de 200 mil terceirizados diretos.

Mas você não irá estranhar o silêncio dos sindicados e da CUT, se lembrar que durante a campanha eleitoral de 2014 Dilma prometeu que não mexeria em direitos trabalhistas "nem que a vaca tussa", e que logo após ter sido eleita de forma "secretamente democrática" se reuniu com toda essa turma no final de 2014 para alterar as regras do seguro-desemprego, do abono salarial, do seguro-defeso, da pensão por morte, do auxílio-doença, tudo com a intenção de economizar cerca de 18 bilhões. Logo após 4 anos de gastos exorbitantes com a Copa do Mundo que teve na construção apenas da arena corinthians um valor maior do que o IBGE iria precisar para realizar o senso populacional... E vale lembrar que quando a votação aconteceu a Força Sindical, de oposição na época, não pôde participar da discussão. Embora se apontem 4 pontos como sendo motivos de debates (terceirização da atividade fim, direitos trabalhistas por conta da empresa contratante, representatividade sindical e terceirização no serviço público) na minha singela opinião só existem dois. A "representatividade sindical" e a "terceirização do serviço público", notório cabide de empregos. Sobre a influência dos sindicados, aliás, é oportuno lembrar a notícia publicada no portal G1, pois os sindicados na maior parte estão apoiando a terceirização agora.

"As centrais sindicais, representantes dos trabalhadores, eram contra proposta original. Após a alteração relativa à representação sindical, acertada na terça-feira, no entanto, as centrais decidiram apoiar o texto, segundo o deputado Paulo Pereira da Silva, ex-presidente da Força Sindical."

E você realmente acreditou que justo agora eles queriam defender o trabalhador? Já esqueceu que Lula admitiu que mentia quando citava números sobre a economia brasileira no exterior? Já esqueceu que ano passado durante a campanha Dilma afirmou que "vale tudo" em campanha? Não entendeu que se durante as mudanças trabalhistas que o governo vem propondo deste o ano passado toda essa turma ficou em silêncio, e fala agora com ares de quem defende o trabalhador, é porque deve ter algum motivo obscuro no texto. O PT não consegue falar a verdade, nem mais sabe o que a palavra significa. E não deixa de ser curiosa a notícia de que  "Dilma mobiliza aliados para reincluir estatais na terceirização".

Mas se ainda assim você insiste em acreditar na honestidade deles...

Azar o nosso!

Allan Roberto Régis.

Leia também:

1 - Petrobras contrata sete vezes mais terceirizados do que concursados.

hbhjNovo(a) Apresentação do Microsoft Office PowerPoint (2)

Nenhum comentário: