Enquanto a televisão, como mídia, só nos deu a oportunidade de consumir, a internet abre-nos o leque. Podemos também criar e compartilhar. "Mesmo o mais tolo ato criativo ainda é um ato criativo", afirma Shirky, procurando salientar que o grande salto é entre fazer nada e fazer alguma coisa.
Na internet, de quase tudo se pode criar, e existem iniciativas que têm o que ele denomina "valor cívico". Seu valor é capturado pela sociedade como um todo, gerado por motivações intrínsecas, e não por gratificações externas. Essas motivações intrínsecas são as que nos levam a fazer coisas apenas porque são interessantes, ou só porque é o certo a ser feito, ou porque fazem bem ao mundo. Assim se produzem ficção colaborativa, eventos de protesto ou um vídeo de utilidade pública com o apoio da internet.
"O comportamento é motivação filtrado pela oportunidade", afirma Shirky em conversa com Daniel Pink, que também escreve sobre tecnologia e sociedade, conforme publicado pela revista Wired. De acordo com Shirky, se as pessoas hoje se comportam de modo diferente, não foram as motivações que mudaram, mas as oportunidades.
Faltava-nos a habilidade de nos conectarmos uns aos outros e de colaborarmos uns com os outros. Com isso, acabamos acreditando que as pessoas só são extrinsecamente motivadas. Porém, quando formos capazes de apoiar e reconhecer as pessoas por criarem valor cívico, teremos uma sociedade melhor.
- http://www.hsmeducacao.com.br/…/Tempo-disponivel-para-…/164…
Nenhum comentário:
Postar um comentário