'/> ·ï¡÷¡ï· V I D A Humana·ï¡÷¡ï·: Desafios da vida.

junho 26, 2015

Desafios da vida.

desafiosNovo(a) Apresentação do Microsoft Office PowerPoint

Sabe aquele momento em que você fica diante de uma situação inusitada? Você precisa agir mas não sabe exatamente o que fazer? Comum não é mesmo? Pois é.

Embora o conhecimento adquirido quase sempre seja algo recompensador ou reconfortante, o caminho que o possibilita é moldado em uma jornada contínua de aprendizado e autodesenvolvimento.

Poucas coisas marcam mais do que aquele "frio na barriga", aquele sentimento de temor que parece nascer do estômago e que, subindo até a garganta, nos faz sufocar... Mas ele não para, continua subindo, nubla visão e confunde a mente. Que experiência essa!

Não seria estranho dizer que é justamente o modo como agimos nesses momentos que desenha nosso caráter, que colore nossa personalidade, que dá forma e vida aquilo que aos poucos nos tornamos.

Falhas são esperadas e, o mais importante, naturais. Temos de ter em mente que uma parte de nosso conhecimento é obtido através do aprendizado pelo fazer.

Por estarmos sujeitos a várias interações é natural que aos poucos, alguma coisa se torne rotina. A rotina aqui contextualiza uma espécie de domínio, um terreno no qual não "erramos" com tanta facilidade.

Ocorre que o mundo não para. Novas situações surgem, e a medida que chegam nos forçam a desaprender certos modos de pensar e a deixar de lado determinados hábitos. Obviamente não jogamos tudo fora, se não teríamos que começar sempre do zero, e no zero não tínhamos experiência alguma.

No caminho do aprendizado nós internalizamos novas formas de pensamento, novas formas de conduta, nós nos elevamos, nós crescemos! Certamente que esse "ajuste" psicológico não é algo simples, por isso é sadio encarar esses momentos sem procurar adequar falsas expectativas à realidade.

Entretanto, mesmo que cada um de nós saiba que "erros" serão cometidos a medida em que vamos resolvendo o quebra-cabeças da vida, "errar" não é engraçado, mas é mais um dos itens com os quais temos de aprender a lidar. E nesse momento, as vezes, podemos nos sentir isolados. Demora um certo tempo para que se compreenda, de fato, que a segurança, a paciência, enfim, que o "saber como agir" só vêm através da experiência.

No fim das contas faz uma diferença enorme compreender o que já foi dito acima, que a vida é, pura e simplesmente, uma jornada contínua de aprendizado e autodesenvolvimento.

Allan Roberto Regis.

desafio

Nenhum comentário: