'/> ·ï¡÷¡ï· V I D A Humana·ï¡÷¡ï·: Violência contra os professores.

agosto 01, 2015

Violência contra os professores.

OPI-002.epsnormal_9charge_armas_escola

Algo que chama muito a atenção, é o mutismo de professores e sindicatos de professores quanto a violência de alunos aos... professores!

Mas é compreensível.  Sempre que surgir o debate sobre maioridade penal, surge conjuntamente a defesa de que não é necessário prender, mas sim, educar. Então, se a educação é a solução, como podem abordar a violência de estudantes de 16 anos, educados durante o período em que o PT está no governo?

Não dá. E aí o silêncio impera.

Mais curioso é que os sindicados tocam com muita facilidade muitos professores como se fossem gado, de um lado para o outro, por meras questões políticas. Lembro da greve de professores do PR, em que vários sites utilizavam a palavra barbárie para abordar a reação da polícia (sempre deixando oportunamente de mencionar a convocação explícita de black blocs por parte de organizadores). Cadê quem chama de barbárie o comportamento de jovens que atacam professores? Cadê quem pergunta se, por acaso, tal violência não seria, em verdade, efeito direto do que se ensina nas escolas? Cadê os professores que na maior parte não se manifestam contra a violência que sofrem? Acaso precisam que alguém do sindicado diga à eles que estão sofrendo violência e que precisam se posicionar contra ela?

A violência contra os professores não reflete apenas a destruição da imagem dos próprios professores no imaginário dos jovens, mas a aniquilação dos valores morais que normalmente regem as interações humanas.

Para onde foram tais valores? O que tem influenciado na decadência desses valores? São questões que, a meu ver, cada um de nós deveria procurar responder.

Allan Roberto Regis.

Nenhum comentário: