'/> ·ï¡÷¡ï· V I D A Humana·ï¡÷¡ï·: Ideias da esquerda ou plano de ação?

dezembro 20, 2015

Ideias da esquerda ou plano de ação?


Para quem tem alguma dúvida de se o Partido dos Trabalhadores é ou não socialista, de fato, acreditando que ele seja apenas uma mera ideologia, uma inócua coleção de ideias que não se quer, a todo custo, realizar de forma objetiva, deixo trecho do importante livro “A estrela na janela – ensaios sobre o PT e a situação internacional” de Valter Pomar. Para acessar clique aqui .

"Colaborar para que as esquerdas do México, Colômbia e Peru se fortaleçam e ganhem as próximas eleições; apoiar os setores populares em Honduras, Guatemala, Paraguai etc.; não perder nenhum governo para a direita (independente das opiniões que possamos ter sobre os limites de cada um destes governos, qualquer derrota será uma vitória de nossos inimigos); aprofundar o processo de mudanças, mas considerando atentamente a correlação de forças; e acelerar a integração continental (o que, no limite, é nosso principal trunfo)."

" O debate sobre as “tentativas de construção do socialismo no século XXI“ será pura retórica se não detivermos a contraofensiva da direita . O PT tem reflexões acumuladas sobre isto, as mais recentes estão na resolução do III Congresso. Para nós, socialismo envolve democracia, internacionalismo, propriedade pública, planejamento e desenvolvimento ambientalmente sustentável. Nós não utilizamos o termo “socialismo do século XXI“. Ainda estamos num período de “defensiva estratégica“ da luta pelo socialismo, no qual se combinam a derrota do chamado “campo socialista“, a difícil situação de Cuba, o socialismo de mercado na China e a força do capitalismo."

Considerar as ideias da esquerda apenas como ideias, e não como um plano de ação, é apenas uma tentativa forçada de desviar o foco da realidade. Um artigo que chama a atenção à confusão conceitual que procura se estabelecer como norma é o de Marcia Christoff-Kurapovna. (para ler acesse aqui ) O tema central está no conceito de "individuo" e no modo como se corrompe de forma persistente tal conceito.

Este texto é um comentário a postagem feita em comunidade no Google+, na qual se afirmava que considerar as ideias do  partido dos trabalhadores como se fossem suficiente para defini-lo como socialista era errado.  A postagem em questão está disponível  aqui, meu comentário na comunidade está disponível aqui

Allan Roberto Régis..

Nenhum comentário: