'/> ·ï¡÷¡ï· V I D A Humana·ï¡÷¡ï·: A questão indígena.

maio 22, 2014

A questão indígena.

Confesso que, algumas vezes, fico sem entender como pessoas aparentemente sensatas e bem informadas são capazes de defender entusiasticamente a questão indígena, no sentido de que nada mais justo poderia ocorrer a tais povos do que lhes serem doadas (em nome de um suposto direito) enormes quantidades de terras para que pudessem viver livremente suas tradições.  Acaso seria falta de respeito permitir que eles evoluíssem?  Tais entusiastas realmente   acreditam que o ponto central da questão são os índios?  Já consideraram que, talvez, os índios sejam pura e simplesmente engodo para o controle de raros minérios no solo das tais reservas? Ou acreditam que, excepcionalmente, justo nesse caso uma força sobrenatural atue e purifique os corações daqueles que defendem esses belos ideais?

Claro que muita reflexão sobre a questão não ocorre por parte da maioria daqueles que a defende. Eles apenas  sentem que é justo defender os "oprimidos" e isso lhes basta. E o pior é que atualmente muitas (mas muitas mesmo) causas são defendidas não por uma concepção de valor racionalmente elaborada por parte do agente (daquele que a defende), mas por uma assimilação de valor inconscientemente colhida do meio em que vivemos, onde a quantidade de informações é tão grande e apela tão fortemente as emoções que desmotiva a analise mais elaborada daquilo que se aceita como melhor a fazer ou seguir. E aí temos um grande problema!

A confiança inequívoca no próprio sentir, possibilita como efeito natural direto a incapacidade de colocar em dúvida o próprio julgamento. Sendo assim, "se eu sinto que está certo, então, está certo". É preciso seriedade na aceitação e defesa de qualquer causa! Aliás, vale a lembrança de que é o compromisso com a verdade que enobrece qualquer causa!

Vamos nos informar sobre a "questão indígena"!

1 - Livros.
* A Farsa ianomâmi.
-
http://www.bibliex.ensino.eb.br/?Token=MQ==562549&l=MTUw981776
* Máfia verde 1 e 2.
* A Amazônia no grande jogo geopolítico.

2 - A farsa ianomâmi e a cobiça internacional sobre a Amazônia.
-
http://www.midiasemmascara.org/artigos/globalismo/13517-a-farsa-ianomami-e-a-cobica-internacional-sobre-a-amazonia.html
3 - A farsa ianomâmi - A raça indígena que nunca existiu.
-
http://jorgeroriz.wordpress.com/a-farsa-ianomami-a-raca-indigena-que-nunca-existiu/
4 - A farsa ianomâmi.
-
http://www.averdadesufocada.com/index.php/textos-de-terceiros-site-34/989-2304-farsa-ianomami
5 - A farsa ianomâmi.
-
http://www.bancadamilitar.org.br/abm-AMZ-06.htm
6 - A república ianomâmi.
-
http://www.teoriadaconspiracao.com.br/geral/a-republica-ianomami/

Nenhum comentário: