'/> ·ï¡÷¡ï· V I D A Humana·ï¡÷¡ï·: Bulimia na comunicação.

junho 01, 2014

Bulimia na comunicação.

9999

Neste post proponho reflexão sobre dois pontos. O primeiro é sobre o modo como alguns comentários são feitos, sejam eles em uma conversa frente a frente, ou em ambientes virtuais. O segundo ponto é sobre o cuidado que quem escreve tem que ter ao escrever sobre aquilo que considere importante.

Primeiro ponto.

Quero aqui chamar a atenção para um dos muitos distúrbios alimentares existentes, a bulimia.

Deixo de lado qualquer aspecto sobre as motivações psicológicas de quem a pratica, para propor pura a simplesmente uma analogia sobre os efeitos de quem a prática e aqueles que podemos observar entre pessoas que se dispõe a comentar qualquer coisa.

A bulimia tem como uma de suas principais características o ato de, após se alimentar, o indivíduo provocar conscientemente vômitos. De pronto o que se pode concluir é que o processo de digestão é impedido e a retirada dos nutrientes necessários a manutenção do corpo não acontece.

Por vezes é possível observar ação similar em conversas diversas. Ocorre quando alguém vomita opiniões sem ter “digerido” o que foi escrito. Os motivos certamente são variados, no entanto, algo fica claro. Nos dois casos o rápido processo de expulsão dos alimentos/opiniões tem como efeito natural que pouco ou quase nada foi utilizado para a nutrição do corpo/amadurecimento de ideias.

Em algumas postagens, conversas, debates, a velocidade de alguns comentários nos permite perceber que a pessoa que comenta não foi atenta com aquilo que leu, estando mais preocupada em escrever alguma coisa, do que escrever algo útil.

Segundo ponto.

É preciso reconhecer que existem diferenças entre uma conversa frente a frente e aquela que ocorre em ambientes virtuais, bem como com quem se conversa, o tema, momento e objetivo. Identificado um momento que se considere singular, é preciso tentar antever como os outros poderão compreender nossa argumentação (só podemos supor) e deixar tudo da forma mais clara possível. Quem por livre vontade se dispõe a compartilhar suas opiniões não pode se esquivar de tal esforço dizendo que quem for ler tem de se esforçar por compreensão, pois quem escreve tem de se esforçar por clareza. Não que tal preocupação evite desentendimentos mas, pelo menos, os diminui.

 
………………………….
Só para complementar a ideia do que a falta de compreensão pode provorar, deixo a figura abaixo. Ela é claríssima.
síndrome-do-pombo-enxadrista

Nenhum comentário: