'/> ·ï¡÷¡ï· V I D A Humana·ï¡÷¡ï·: A Copa do Mundo 2014. O pagamento de impostos da FIFA e a civilidade silenciosa.

junho 20, 2014

A Copa do Mundo 2014. O pagamento de impostos da FIFA e a civilidade silenciosa.

 Algumas postagens feitas nas redes sociais são, na melhor das hipóteses, confusas. Como exemplo vou focar aqui em duas dessas mensagens, amplamente divulgadas nas redes sociais. A primeira diz respeito ao pagamento de impostos por parte da FIFA, já a segunda tem a ver com uma mensagem com ares de civilidade...

Vamos a primeira.

Deste que o Brasil foi escolhido para sediar a Copa do Mundo 2014, por várias vezes as exigências  e intervenções da FIFA geraram polêmicas. Em um caso recente a FIFA proibiu os bombeiros de realizarem a vistoria (posteriormente realizada) no elefante branco superfaturado construído em Natal (Arena das Dunas). Só por aqui já caberia perguntar: Deste quando a FIFA tem algum tipo de direito de intervir no trâmite normal de vistoria?  Em uma situação normal, deste nunca. No entanto, a partir do momento que o Brasil aceitou o evento, abriu mão em um ou outro momento de aspectos de sua soberania.  Ajeitou algumas leis, ignorou outras, formulou novas e , aos poucos, foi encorajando a entidade máxima do futebol a ter o tipo de atitude que teve com a vistoria, por exemplo. Também é justo dizer que a FIFA chegou a tal ponto por ter recebido muitos mimos já no início. Lula prometeu mundos e fundos, concordando com as condições para poder sediar o torneio e quando as vésperas algumas coisas não iriam ser feitas, como o caso do metrô até dentro dos estádios, apelou ao seu já costumeiro populismo chamando de "babaquice" aquilo que ele próprio havia concordado em fazer.

Em tal contexto o que é impedir a entrada dos bombeiros em um estádio, quando a própria lei que regulamenta o consumo de bebidas alcoólicas nesses mesmos estádios foi jogada no lixo? Quando vendedores ambulantes foram retirados das ruas?  Nada, não é mesmo?

1 - Arena das Dunas.

2 - FIFA impede bombeiros de entrar na Arena das Dunas.

3 - FIFA impede bombeiros de última vistoria em Arena das Dunas.

4 - Após "novela" bombeiros fazem vistoria na Arena das Dunas.

5 - FIFA nega que Brasil pagou por custos operacionais da Copa.

6 - Justiça libera venda de bebidas alcoólicas dentro dos estádios.

7 - FIFA ordena venda de cerveja na Copa do Mundo de 2014.

“As bebidas alcoólicas fazem parte da Copa do Mundo da FIFA, então, nós as teremos. Desculpe-me se soo um pouco arrogante, mais isso não é algo negociável”, disse Valcke aos jornalistas, segundo a emissora.

8 - Venda de bebidas alcoólicas deve continuar após a Copa.

"Na semana passada, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, defendeu a liberação da venda. 'Não vejo sentido em proibir dentro dos estádios, em recinto privado, algo que as pessoas fazem legalmente e publicamente nos bares e restaurante ou privadamente em suas casas', afirmou.
O Ministério Público, contrário à venda, discute uma contraofensiva: 'se a bebida for liberada, a PM deixaria de fazer a segurança dentro dos estádios (já que o evento e o recinto são privados)'."

9 - Os ambulantes e as zonas de exclusão da FIFA.

“O primeiro é o da soberania nacional sobre o território. Está sendo delegado o controle territorial à entidades privadas e isso é muito grave. A FIFA e suas empresas parceiras vão assumir o poder sobre trechos do território brasileiro, inclusive criando tribunais especiais para julgar os delitos criados por uma legislação de exceção. O segundo é o da exclusão dos comerciantes que não poderão vender nada relacionado à Copa. Quanto aos ambulantes nem se fala, já existe uma cultura de repressão a eles há décadas. Certamente isso vai ser agudo no período da Copa do Mundo"

10 - A FIFA manda. (Documentário).

11 - Campanha ‘queremos baianas e acarajés na Copa de 2014’ já conta com mais de 7 mil assinaturas.

http://www.cut.org.br/destaque-central/50639/campanha-queremos-baianas-e-acarajes-na-copa-de-2014-ja-conta-com-mais-de-7-mil-assinaturas


12-  O que a Lei Geral da Copa pode significar para o Brasil.

“'A União colaborará com Estados, Distrito Federal e Municípios que sediarão os Eventos e com as demais autoridades competentes para assegurar à FIFA e às pessoas por ela indicadas a autorização para, com exclusividade, divulgar suas marcas, distribuir, vender, dar publicidade ou realizar propaganda de produtos e serviços, bem como outras atividades promocionais ou de comércio de rua, nos Locais Oficiais de Competição'. Na África do Sul, quem tinha restaurantes ou lanchonetes nas cercanias dos estádios teve sérios problemas e houve casos de comércios fechados por um mês para evitar que refrigerantes de marcas diferentes daquele que patrocina a FIFA fossem vendidos perto dos estádios."

13 - Feirantes e ambulantes querem trabalhar durante a Copa do Mundo.

"O encontro dos ambulantes aprovou o envio de uma carta à presidenta Dilma Rousseff. O documento relata que 'nos últimos anos, por influência da organização da Copa do Mundo, vem sendo estabelecida uma política de cassação de licenças e de não emissão de novas licenças de comércio de rua'”.

14 - Será que o torcedor está com medo de reclamar contra a FIFA?


O pagamento de impostos da FIFA.

O Brasil ainda comemorava o privilégio de sediar a Copa.

Lula prometia o que futuramente iria ironizar e já começavam a circular notícias sobre a isenção de impostos à FIFA.
E assim passaram alguns anos, notícias e mais notícias denunciando a isenção de impostos até que, no dia 25 de maio de 2014, o site Agência de notícias do PT informou que a FIFA pagaria sim impostos ao Brasil e que o volume pago alcançaria a cifra de R$ 16 bilhões. No mesmo dia 25 o blog Amigos do Presidente Lula comentou a notícia e a ampliou de forma bem interessante. Já no dia 26 de maio foi a vez de José Dirceu republicar e comentar a notícia em seu blog.

Caso você não lembre, José Dirceu é aquele senhor que Lula afirmou em entrevista a um canal português que conhecia só de vista... O que é uma deslavada mentira que não pode ser negada nem mesmo por quem é simpatizante do partido. Aliás, Lula estava inspirado nessa entrevista pois ainda foi capaz de afirmar, com todas a letras, que não conhecia José Genuíno... Pois é... Agora, tendo por base essa predileção pela mentira, fica muitíssimo facilitada nossa tarefa de compreender as palavras de cunho nojentamente demagógico com as quais ele nos brindou ao comentar as vaias que Dilma recebeu. Na mente confusa que possui, talvez ele acredite estar na Holanda.

Embora as confusões mentais de Lula e seus delírios não sejam o foco por aqui é importante prestar muita atenção ao que ele tem falado sobre as vaias, sobre o tom que vem empregando. Como ele procura vender a ideia de homem contra mulher, de "rico" contra pobre, de branco contra negro. É um discurso que, além de nojento, é perigoso!  Também vira e mexe ele tenta incentivar o ódio entre regiões, como ocorreu no episódio em que ele chamou de babaquice a exigência de metrô até dentro dos estádios. Naquela oportunidade ao comentar sobre a falta de água em SP, disparou:

"Será que ninguém pensou em fazer mais um poço ou será que eles pensam que nordestino que mora aqui não bebe água?"

Algo proveitoso seria se ele ao menos tentasse responder ao que Eduardo Nogueira comentou: 

“Mas já que Lula tocou no assunto para fazer acusações, por que não aproveitou para explicar o motivo pelo qual, depois de 11 anos, as obras de transposição do Rio São Francisco não desviaram um único m³ de água para a tão sofrida população do nordeste?” 

E eu fico aqui pensando com meus botões... Será que Lula pensa que nordestino que mora no nordeste não toma água? 

Leia os textos abaixo e reflita, primeiro sobre o tom em que são feitos os comentários sobre as vaias a Dilma, segundo sobre aqueles casos em que o PT faz a oposição.

1 - A cretinice de Lula.

2 - Quatro momentos de Lula provam que um grosseirão sem cura agora se fantasia de doutor honoris causa...

3 - O curioso caso da "elite branca" pobre, negra e "moreniha"....

4 - As vaias e os xingamentos: um país dividido ao meio.

5 - Mais um caso da boa educação petista. (Joaquim Barbosa. Negro e ameaçado de morte.)

6 - Militantes do PT e PCdoB agridem presidente do Nação Mestiça. (Aqui se pode ver o que acontece a um grupo de moreninhos que tentam falar contra o PT.)


7 -  Rejeição a Copa do Mundo entre os mais ricos é maior, mostra pesquisa.

8 - Lula diz que é 'babaquice' exigência de Metrô até 'dentro do estádio'.

9 - Chefão do PT pede abertamente a cabeça de jornalista.

Mas, voltemos ao pagamento de impostos

Existe uma quantidade tão imensa de informações confirmando a isenção de impostos que se torna sem sentido querer negá-la. A notícia divulgada pelo PT nada mais é que uma manobra para tentar confundir as pessoas, pois ao enfatizar pagamento de impostos relacionados a ingressos, deixa de lado a imensa maioria de impostos que ela não irá pagar.

A tal notícia foi lançada através de sites ligados ao governo e irradiada somente através de seus partidários. Não aparece mais em lugar nenhum! A única coisa que se encontra é justamente o contrário, que a FIFA terá isenção de impostos.   

O decreto 7.578 confirma a não obrigatoriedade de pagamento de impostos e contribuições federais, como os sobre Produtos Industrializados (IPI) e sobre Importação (II), para a FIFA e suas subsidiárias.
De acordo com a regulamentação apresentada, a Federação Internacional de Futebol (FIFA), suas subsidiárias, as confederações de futebol – incluindo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Comitê Local da Copa (LOC, da sigla em inglês) terão de entregar à Receita Federal uma lista das pessoas físicas e das empresas contratadas para a organização tanto da Copa do Mundo de 2014 como da Copa das Confederações de 2013. A Receita Federal terá 30 dias para publicar a relação dos habilitados no Diário Oficial e na internet. Isso significa que qualquer empresa ou pessoa contratada por uma Confederação de Futebol, por exemplo, da Oceania, também poderá usufruir desse benefício. Entre os produtos que a FIFA e todas as suas parceiras poderão importar sem pagar impostos estão alimentos, suprimentos médicos, produtos farmacêuticos, combustíveis, materiais de escritório e esportivos.
A Fifa e seus parceiros também estarão isentos, de acordo com o decreto, da contribuição para o PIS/Pasep Importação, da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social incidente sobre a importação de bens e serviços (Cofins-Importação) e da Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico (Cide). Para os produtos nacionais adquiridos pelas confederações e para a FIFA não será necessário recolher o IPI, e as vendas realizadas no mercado interno para a FIFA não pagarão PIS/Pasep e Cofins. No caso da empresa estabelecida pela FIFA no Brasil com o propósito exclusivo de realizar os eventos, a isenção incluirá também o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica e o Imposto sobre Operações de Financeiras (IOF). Pessoas físicas que não residam no Brasil contratados pela FIFA também ficarão isentos do Imposto de Renda. A mesma regra vale para técnicos e jogadores de seleções estrangeiras.


Outra coisa que a reportagem original tinha (enquanto o link estava ativo) era uma crítica ao Kajuru, por ter questionado as obras relacionadas a Copa. Originalmente, quando publicada no site Agencia de notícias do PT havia além da crítica o vídeo ao qual a agencia se referia. Embora o Kajuru vez por outra faça algumas apostas polêmicas, na questão dos impostos relacionados a Copa  e aos superfaturamentos das obras, em nada ele erra. A bem da  verdade não existe uma acusação, somente a constatação do roubo.

Em um dos links ao final até deixo uma contestação da própria FIFA as declarações de nossa presidente de que tudo que foi prometido, foi cumprido... Também a lembrança do que Lula prometeu sobre a não utilização de recursos públicos nas obras relacionadas a Copa, outra promessa não cumprida. Mas como dito anteriormente, Lula tem seus delírios. Lembram quando ele indicou a Obama que fizesse tratamento no SUS? Nas palavras de Lula "Ah, se tivesse um SUS nos EUA como seria bom para os pobres". Para os pobres, bem dito. Pois alguém lembra onde ele fez o próprio tratamento? Não é estranho que ele tenha criticado as vaias a Dilma e associado as mesmas vaias a um comportamento de elite, enfatizando que ela é criticada por ser pobre, enquanto ele próprio foi se tratar justamente em um hospital considerado de elite? Cada a coerência? Sumiu! Mas vale lembrar que ele também teve a audácia de dizer que o mensalão nunca existiu... Tá bom Lula... tá bom...  Recomendo o livro O Chefe para cada um tirar suas dúvidas.

1 - Lula recomenda a adoção de SUS a Obama.

2 - Lula diz que mensalão nunca existiu.

3 - O Chefe.

No entanto, aqui acontece algo que já  é comum quando se enfoca, por exemplo, a construção do Porto de Mariel, pois os financiamentos (tanto do Porto como os relacionados aos estádios) não seriam pura e simplesmente públicos, mas o resultado de obscuras negociações com o BNDES. O tipo de sujeira que se esconde em tais negociações é também ilustrado pelo financiamento sem licitação feito pelo BNDES ao MST.  

O ponto central de tudo isso é o Foro de São Paulo (FSP). Qualquer política tem relação somente com os objetivos nele definidos.Mas o financiamento a Cuba ou o próprio FSP não são os temas por aqui, então vamos prosseguir.

1 - BNDES liberou R$ 350 mil a evento do MST sem licitação.

2 -  Na trilha do dinheiro do MST.

3 - Como pode o BNDES repassar recursos ao MST?


A civilidade silenciosa.

Agora a segunda mensagem, aquela com "ares de civilidade" compartilhada aos milhares.

"Não apoio, não compartilho e não vestirei preto em dia nenhum de jogo do Mundial. Quero que a Copa aconteça da melhor forma. Não vou torcer contra, até porque o que tinha que ser gasto, roubado, já foi. Se fosse para protestar, que tivesse sido feito antes. Eu quero mais é que quem chegue de fora veja um Brasil que sabe receber, que sabe ser gentil. Quero que quem chegue, queira voltar. Quero ver um Brasil lindo. Meu protesto contra a Copa será nas eleições. Outra coisa, destruir o que temos hoje não mudará o que será feito amanhã." 

Talvez em alguns até surja uma espécie de sentimento de vergonha por se posicionar contra a Copa, principalmente a frase do final tem seu apelo emocional: "...destruir o que temos hoje não mudara o que será feito amanhã".  Mas quem terá sido a pessoa iluminada que nos brindou com tais palavras?

Bom... foram de Joana Havelange, filha de Ricardo Teixeira, que comandou a candidatura do país a sede da Copa do Mundo, neta de João Havelange, que presidiu a Fifa por mais de 20 anos, e ocupa o segundo principal cargo executivo do Comitê Organizador Local (COL) do torneio. Como diretora-executiva da entidade, teria uma remuneração mensal superior a 100.000 reais.

Ou seja, é uma pessoa que por certo sabe do que fala não é mesmo? Se quem compartilha essa mensagem pensa que ela serve para deixar os ânimos mais calmos, ao contrário, é o relato de quem está diretamente envolvida com o evento, confirmando os roubos! E assumir o roubo não torna o ladrão inocente!

E mais, a mensagem na verdade joga com as emoções apostando na tradicional falta de memória do brasileiro. Pois bem sabemos que existe uma grande possibilidade de até o dia das eleições muita coisa ser simplesmente esquecida, inclusive os imensos roubos. Mesmo assim o governo preferiu garantir as coisas e já se adiantou proibindo as vistorias públicas nas urnas. Sabe como é, melhor prevenir.

Outro ponto é que ao escrever que "se fosse para protestar, que tivesse sido feito antes" ela brinca com as palavras. Deste que o Brasil foi escolhido surgiram observações contra o mundial. Se vivêssemos em uma democracia realmente participativa, um evento que propunha alterações profundas na infraestrutura nacional deveria ter sido alvo de um plebiscito, que mostraria não ser viável justificar a construção e reforma de estádios em prol de supostos legados. Afinal, seria muito mais fácil investir primeiramente na infraestrutura. Um governo e povo conscientes dos gastos, quando apresentados em um debate sério, teriam agido do mesmo modo que a Suécia ao rejeitar as olimpíadas de 2022. Então, na falta de tal debate como poderia o povo fazer protestos antes dos imensos roubos? Só para constar, o BNDES tem alguns financiamentos secretos que não passaram pelo congresso, cada um deles configura um ato de inconstitucionalidade, e todos são efeitos de acordos do FSP.

"...destruir o que temos hoje não mudará o que será feito amanhã".
A grande questão aqui é: O que temos hoje no Brasil?

De forma bem objetiva, poderia ser dito que temos uma política totalmente estrutura para atender os ideais sócio-comunistas propostos no Foro de São Paulo, tais ideais se utilizam das ideias do marxismo-cultural  para se firmar mais e mais.

A doutrina marxista se utiliza de movimentos sociais e corrompe a sociedade através de uma estrutura ideológica e partidária muito bem determinada, em que todos os atos visam a implantação da revolução. O que importa não é a solução dos problemas, mas o efeito objetivo que os movimentos tem na estrutura social. Por isso a luta de classes tem que ser incentivada.

Uma falsa visão do mundo dá origem ao que se define como "oposto" e os opostos são colocados um contra o outro. Ricos contra pobres, negros contra brancos, mulheres contra homens, homossexuais contra heterossexuais e assim continua, multiplicado ao infinito.

É a aplicação do "dividir para governar", onde o governo trata de controlar grupos com diferentes interesses, de tal modo que entre eles o diálogo não flua tão bem, assim aquilo que unido poderia representar uma ameaça é mantido em domínios eficazmente restritos. Aliado ao "dividir para governar" temos a política do "pão e circo", que visa atender necessidades básicas da população carente, mas somente na medida exata para que continuem dependentes do Estado, e ao mesmo tempo o governo oferece distrações, de tal maneira que qualquer chance de revolta nunca se torna realidade.

Já a elite dominante está muito bem instalada dentro do governo ou em íntimas ligações com ele. Tal elite se utiliza do Estado como instrumento para explorar o resto da população. A classe dominante é improdutiva, mas possui forte consciência do que permite a sua existência. Sendo assim, ela cria uma espécie de ideologia baseada no que foi exposto acima e mantém o controle da classe explorada, formada pela maioria da população.

A classe dominante aumenta seu poder através de 3 maneiras: aumentando os impostos, utilizando a inflação ou aumentando a dívida governamental. Aumento de imposto não faz sucesso. A inflação exige um equilíbrio delicado. Já o endividamento do governo permite financiar o aumento dos gastos, gerando uma "ilusão de riqueza".

Eis o que temos.

Mas, voltemos a Copa.  Temos no Brasil uma montanha de investimentos feitos na construção dos estádios (que foram construídos em número maior do que a FIFA efetivamente pediu) que demonstram sim, descaso com o dinheiro público. O que aconteceu na África do Sul deveria ter servido de lição. Muitos desses estádios não servirão para nada. Aqui também cabe lembrar as palavras do governador do Amazonas quando questionado sobre o que será feito do estádio construído em Manaus pelo poder público a um custo de R$ 604 milhões, R$ 89 milhões a mais do que a previsão inicial. A resposta foi a seguinte: "Isso é problema nosso, não é de vocês. Isso é problema do povo amazonense, não é teu. Não é problema da imprensa do sul (sic). É nosso o problema, deixa com a gente. Se nós tivemos competência para construir uma arena desse porte (...) nós teremos competência para dar um legado. E você acha um legado o Maracanã botar 300 pessoas para assistir a um jogo?".

Pois é, na cabeça do governador questionar sobre o uso do dinheiro público (ele parece não saber o que significa público) é pura e simplesmente uma afronta.  E percebam o tom de conflito regional nas palavras. E mesmo que se opte por deixar de lado as premiações a jogadores campeões de copas passadas, ainda sobra muito para nos impedir de fantasiar benefícios.

Ainda assim, tudo segue de acordo com uma grande maquiagem, as custas de um endividamento interno colossal. E essa questão do endividamento interno é de extrema importância, pois está diretamente relacionada a questão "de onde vem o dinheiro" que permite o aumento dos programas assistenciais e vários dos projetos defendidos pelo governo.


Mas em um ponto temos de concordar com Joana Havelange, quem vier de fora vai reconhecer no Brasil um povo que sabe receber... aliás, um povo com comportamento obsessivamente passivo.


1 - Agencia de notícias do PT.

2 - Mentir não vale. FIFA vai pagar ao Brasil 16 bilhões em impostos.

"Tanto a Alemanha quanto a África do Sul conferiram benefícios tributários à Fifa. País algum, porém, nem mesmo o Brasil, isentou a Fifa ou qualquer outro parceiro comercial (consultores, etc) de pagar tributos por negócios que não tenham vinculação direta com os jogos."

O grifo acima foi meu. Você percebeu o que está escrito? Significa que aqueles negócios que tenham vinculação direta com os jogos estarão, sim, isentos de impostos. Somente aquilo que a FIFA fizer sem relação direta com a Copa não recebera isenção de impostos... Fico pensando que tipo de negócio a FIFA pode ter no Brasil, em plena Copa do Mundo, que não tenha relação com o futebol... E só pra informar, a Arena Corinthians, que em 2011 tinha orçamento previsto de R$ 820 milhões teve custo de R$ 1,200 bilhões... Quase R$ 400 milhões de diferença entre a fantasia e a realidade. Outro ponto de confusão é, se a Agencia comenta sobre percentuais de recolhimento de impostos na venda de ingressos, que obviamente tem vinculação direta com os jogos, então, em algum ponto temos mais uma mentira declarada. A isenção não deveria ser somente para negócios sem vinculação com os jogos? Mas é claro que a mente do autor do blog não se incomoda com isso, nem ao menos percebe.

3 - Blog do José Dirceu.

4 - FIFA nega ter pedido isenção de impostos da Copa.

5- FIFA fica isenta de impostos federais para organização da Copa 2014.

6 - Patrocinadores FIFA isentos de impostos na Copa.

7 - Isenta de pagar R$ 1 bilhão em impostos, FIFA garante lucro recorde na Copa de 2014.

8 - Patrocinadores FIFA isentos de impostos na Copa.

9 - Dilma garante: o que foi prometido para a Copa foi cumprido. Até sua maior parceira, a FIFA, não concorda. Trem-bala, obras de mobilidade, reformas nos aeroportos, iniciativa privada bancando R$ 30 milhões do Mundial. Nada virou realidade.

 

10 - Brasil gasta bilhões com Copa do Mundo. Lula mentiu quanto ao financiamento.

 -  http://www.portali9.com.br/noticias/esportes/brasil-gasta-bilhoes-com-copa-do-mundo-lula-mentiu-quanto-ao-financiamento

 

11 - Na boca deles. O que foi prometido mas não cumprido para a Copa.

http://espn.uol.com.br/noticia/416761_na-boca-deles-o-que-foi-prometido-mas-nao-foi-cumprido-para-a-copa

 

12 - Luiz Carlos Prates. comentário sobre a Copa.

https://www.youtube.com/watch?v=tgA9Vh9pJ50

 

13 - A verdade sobre a Copa do Mundo. Comentário do Ratinho.

https://www.youtube.com/watch?v=RH2ESKcsjho

 

14 - Ratinho comenta declarações do Ronaldo.

https://www.youtube.com/watch?v=dXVKCcEcaQY

 

15 - Elefantes brancos: África do Sul é um alerta para o Brasil


16 - Na África do Sul, estádios formam uma manada de elefantes brancos.

17 - Copa do Mundo deixa África do Sul endividada e com estádios ociosos.

18 - África do Sul acumula estádios sem utilidade após Copa.

19 - Um ano depois da Copa, estádios da África do Sul amargam prejuízos.

20 - Governador diz que Arena da Amazônia é problema dele, não da "imprensa do sul".

21 - Jogos limpos.

22 - Isenção creditícia a FIFA não é transparente.

23 -FIFA diz que não pediu R$,1,1 bilhão em isenções para a copa, governo se esquiva.
24 - ONG dá "cartões vermelhos" para a FIFA.
-   http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/ong-da-cartoes-vermelhos-para-a-fifa

25 - TSE não fará teste público nas urnas eletrônicas antes das eleições.
http://oglobo..com/brasil/tse-nao-fara-teste-publico-das-urnas-eletronicas-antes-das-eleicoes-12715187

..................................




Nenhum comentário: